segunda-feira, 11 de maio de 2009

Livro de texto

Alfabetização: Livro do aluno
enviado por Fabiana Amorim

Este é o primeiro volume dos livros de textos de língua portuguesa. Aqui você vai encontrar adivinhas, canções, cantigas de roda, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas.

As adivinhas, as cantigas de roda, as parlendas, as quadrinhas e os trava-línguas sãotextos da tradição oral brasileira — isso quer dizerque foram feitos para serem falados.

A maioria deles é de domínio público, ou seja,não se sabe quem os inventou: foram simplesmentepassados de boca a boca, das pessoas mais velhaspara as mais novas. Você deve conhecer textos dessetipo, mesmo que não seja os que estão aqui; lembre-se daqueles que são falados pelas pessoas do lugarem que você vive.

As canções escolhidas para este livro são dediferentes épocas e estilos musicais. São músicasque ficaram conhecidas por muitos brasileiros. Você pode aproveitar as canções que já sabe e gosta etambém escrevê-las e cantá-las.

Os poemas são textos parecidos com ascanções, só que não são musicados. Alguns dos queestão aqui foram feitos especialmente paracrianças. Repare que os poemas, assim como asquadrinhas e os trava-línguas, “brincam” com os sonsdas palavras e com o seu significado.este livro é para você ler, reler, cantar,declamar, adivinhar e se divertir.bom proveito!
___
Alfabetização: Livro do aluno
Volume 1
© 2000 Projeto Nordeste/Fundescola/Secretaria de Ensino Fundamental

___
Baixar: http://www.scribd.com/doc/2985794/Fabulas-Cantigas-de-Roda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com