terça-feira, 24 de março de 2009

João do Rio

João do Rio, pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 188123 de junho de 1921) foi um jornalista, cronista, tradutor e teatrólogo brasileiro.

Histórico
Filho de Alfredo Coelho Barreto, professor de matemática e positivista, e da dona-de-casa Florência dos Santos Barreto, Paulo Barreto nasceu na rua do Hospício, 284 (atual rua Buenos Aires, no Centro do Rio). Estudou Português no Colégio São Bento, onde começou a exercer seus dotes literários, e aos 15 anos prestou concurso de admissão ao Ginásio Nacional (hoje, Colégio Pedro II).
(...)
As Religiões do Rio
Entre fevereiro e março de 1904, realizou uma série de reportagens intituladas "As religiões do Rio", que além de seu caráter de "jornalismo investigativo", constituem-se em importantes análises de cunho antropológico e sociológico, cedo reconhecidas como tal, particularmente no tocante as quatro matérias pioneiras sobre os cultos africanos na Pequena África, que antecedem em mais de um quarto de século as publicações de Nina Rodrigues sobre o tema (além de que, a obra de Rodrigues ficou praticamente restrita aos círculos acadêmicos baianos).
(...)
___
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/João_do_Rio
___
Links:
http://www.releituras.com/joaodorio_menu.asp
http://www.joaodorio.com/archive/index.php
http://mixbrasil.uol.com.br/cultura/biografias/joao/joao.shtm
___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com