sábado, 4 de abril de 2009

Brasão


Brasão e armas são termos heráldicos de igual valor e significam o conjunto de insígnias hereditárias, compostas de figuras e atributos determinados, concedidos por príncipes e reis em recompensa por serviços relevantes. Podem ainda indicar marca ou distintivo de linhagem premiada.

No século XX o brasão renasceu, mas, desta vez, aplicado na simbologia de municípios, corporações, estados e outras entidades colectivas. De observar que, desde o século XIX, por tradição, muitas dessas entidades chamaram "brasões" aos seus emblemas distintivos. No entanto, muitos desses emblemas, são falsos ou pseudo brasões, já que, apesar da denominação formal de "brasão", não obedecem às regras da heráldica.

Atualmente os brasões - e os pseudo brasões - são muito freqüentes e fáceis de encontrar. Cada autarquia - freguesia, município ou região - tem o seu, assim como a sua bandeira, onde figura o brasão, motivo de orgulho para muitos dos habitantes de cada freguesia. Várias colectividades e Clubes Esportivos também adotaram como símbolo um brasão que os identifique.

Elementos de um brasão
Um brasão ou umas armas têm como elemento fundamental o escudo. É o escudo que contém o desenho fundamental em que consiste o brasão.

Formas do escudo
O escudo, ou seja, o suporte material básico do brasão de armas, foi sendo representado, conforme a época e o local, com diversos formatos, alguns deles bastantes fantásticos e rebuscados.
___
Dicionário: Brasão, s.m. Escudo de armas; insígnia de nobreza; (fig.) timbre; honra; glória.

Emblema, s.m. Figura simbólica; insígnia; símbolo; alegoria.

Escudo, s.m. Arma defensiva para livrar dos golpes de espadas ou lanças; peças em que se representam os brasões de nobresa; moeda portuguesa; (fig.) amparo; defesa.

Insígnia, s.f. Sinal definitivo; venera; estandarte; emblema; (Jur.) denominação dada a um estabelecimento comercial.
___
fontes:
Dicionário Escolar da Língua Portuguesa - 11ª edição/3ª tiragem - MEC/FENAME/RJ - 1980
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasão
http://www.heraldica.com.br/saiba_mais/saiba_mais.php
___
link:
http://www.quatrocantos.com/clipart/brasoes_do_brasil/brasoes_02.htm#ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com